Para escolher a sua melhor opção em central multimídia, é preciso avaliar suas especificações, para ajudar no entendimento, preparamos esse texto explicativo sobre os principais itens a serem avaliados.
RECUROS DISPONÍVEIS
O primeiro ponto a ser considerado quando se comparar uma multimidia são os recursos integrados na multimidia, se o aparelho vem com GPS integrado, TV Digital, Câmera de ré, Bluetooth, Espelhamento de tela de celular, e qual é o sistema operacional, Windows ou Android.
SISTEMA OPERACIONAL
O sistema operacional faz com que sua multimídia seja fácil de usar, apresentando os comandos de forma intuitiva, utilizar sistemas diferentes, como Android ou Windows quer dizer que seus comandos e funções irão ser apresentados de formas diferentes.
Como nos smartphones, a plataforma Android traz recursos incríveis para dentro do carro, como GPS On-line (Waze, Google Maps), App de música (Spotify), podendo baixar qualquer outro aplicativo pelo Play Store.
As multimidias estão sendo modernizadas a cada dia, em alguns modelos de veículo, ao instalar uma multimidia compatível é possível integrar com recursos já existentes originalmente no veículo, como sensor de estacionamento, informações de porta aberta, comandos do ar, entre outros, tudo sendo projetado na tela da multimidia.
Desde 2018 as fábricas de multimidias estão cada vez mais perdendo o interesse em fabricar multimidias com o sistema Windows, uma vez que o sistema Android é muito mais interessante para o usuário.
PROCESSADOR
O processador é o cérebro da máquina, ele que gerencia todas as operações realizadas pela central multimídia, como por exemplo o uso de aplicativos como GPS, quanto maior a velocidade do seu processador (a velocidade é medida em MHz e GHz) melhor será o desempenho da sua máquina. Um bom processador é primordial para evitar travamentos e lentidões na multimidia. Os processadores dual core, aonde existe dois núcleos de processamento, já foram atualmente substituídos pelos quadcore (4 núcleos), e no próximo ano já será substituído pelo octacore (8 núcleos). Quanto mais potente é o processador, mais capacidade de processar dados de aplicativos abertos ao mesmo tempo a multimidia terá. Consequentemente maior será o valor da multimidia.
CAPACIDADE DE MEMÓRIA
Existem dois tipos de memória em uma central multimídia, a memória RAM e a memória interna.
A memória interna tem a função armazenar todo o conteúdo de arquivos colocado na multimídia, como arquivos de música e vídeos, quanto maior a memória de armazenamento mais conteúdo poderá ser colocado na multimídia. Uma memória considerada boa atualmente é algo entre 8 e 16gb.
A memória RAM (Random Acess Memory) é a responsável pelo desempenho do aparelho enquanto roda os aplicativos instalados na multimidia. As multimidias Windows, não exigem tanto da memória RAM quanto as multimidias Android, uma vez que a multimidia Android tem muito mais opções e aplicativos que podem ser rodados ao mesmo tempo. Uma memória RAM mínima para multimidias Android é 1gb.
RESOLUÇÃO DA TELA
Quanto maior a resolução da tela, melhor será a qualidade das imagens. Muitas fábricas investem em placas de vídeo, que são partes dedicadas apenas a melhorar a parte gráfica da multimídia, tornando a imagem nítida e viva, dando condições ao usuário rodar vídeos em resolução 4K. Uma resolução de tela considerada boa atualmente é 1024×600.